ROTEIRO
O QUE É O MUSEU DO IPIRANGA?
O Museu Catavento, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822.
O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.
Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.
ONDE FICA ?
QUANTO CUSTA?
Os ingressos são gratuitos.
Incentivamos a doação de 1 quilo de alimento em troca de cada bilhete.
HORARIOS:
SEGUNDA: FECHADO.
Terça a Domingo: 11h às 17h.
ONDE RESERVAR MEU INGRESSO ONLINE?
.png)
A inauguração do Museu do Ipiranga aconteceu em 7 de setembro de 1896.
Na época, ele foi criado para ser um Museu de História Natural e, de certa forma, demarcar a proclamação da Independência do Brasil, um episódio nebuloso no imaginário popular.
A coleção particular do Coronel Joaquim Sertório formou o primeiro núcleo de acervo do museu.
Mas foi em 1922, época do Centenário da Independência, que a instituição reforçou seu papel histórico, criando novos acervos.
A parte interna do edifício foi decorada com pinturas e esculturas que narram a história do Brasil.
Desde 1963, o museu funciona como um órgão da Universidade de São Paulo.
Por isso, além de exposições, realiza diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Até ser fechado para reformas, o Museu do Ipiranga abrigava mais de 125 mil itens – incluindo objetos, iconografia e documentos – que ajudam a compreender a história paulista e de toda a sociedade brasileira.
A ideia de construir um edifício no local onde ocorreu o evento da Independência do Brasil existia deste quando ele se deu.
Porém, o projeto só começou a ser desenvolvido em 1884, com a contratação do arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi.
Um ano depois, o edifício começou a ser construído.
Apesar da inspiração renascentista, o estilo arquitetônico do Museu do Ipiranga é considerado eclético.
Esse estilo é marcado tanto pela configuração arquitetônica quanto pelas técnicas construtivas. Naquela época, em que as construções eram de taipa de pilão, o uso da técnica de alvenaria, com tijolos cerâmicos, chamou a atenção.
Mas a construção também usou técnicas coloniais a partir das estruturas de madeira, pedra argamassada e paredes de tabique.
Entre outras características que marcam a estética do museu estão os grandes arcos, pé direito de 6 metros e abóbadas de tijolos de barro.
Além disso, o ecletismo também está presente na integração do museu com o conjunto do Parque da Independência.
O Salão Nobre, que marca o centro do edifício, está em simetria com o Monumento da Independência e a avenida Dom Pedro I.


A ARQUITETURA DO IPIRANGA